Mitos e lendas de Baterias de Cel e Lap

Assunto: Cuidados necessários com a bateria do Notebook. Enviado por “Edmar Rodrigues Martins”  (CPqRR) em  24 de Fevereiro de 2011

Achei interessante repassar estas informações, que jogam por terra algumas lendas urbanas sobre baterias de cel e lap.

Com o aumento do uso de computadores portáteis (Notebooks, Netbooks, iPad) e outros dispositivos móveis (celulares, PDA, Smartphones, MP3 Players, Câmeras digitais, entre outros) uma preocupação recorrente das pessoas é sobre a maneira correta de lidar com a bateria do aparelho de maneira a prolongar sua vida útil.

 Por isso, o pessoal da informática do CPqRR elaborou um pequeno texto com dicas no estilo “Perguntas & Respostas” que pode ajudá-los a lidar da melhor forma com a bateria do equipamento e aproveitar sua  capacidade/duração ao máximo.

————————————————— 
1-Acabei de desembalar o meu celular/notebook. Preciso dar uma carga de 24 horas antes de usá-lo?

Não. Os dispositivos móveis atuais usam baterias de íons de lítio. Essas baterias atingem a carga total num prazo típico máximo de 3 a 4 horas. Durante o processo de carga é normal a bateria se aquecer um pouco. Após completar a carga da bateria, desligue o equipamento do carregador e aguarde alguns minutos para que a bateria se esfrie, só então ligue o equipamento. Dessa forma você terá o rendimento máximo da carga. 

2-Você falou íons de lítio. Como sei se a minha bateria é de Lítio?

Praticamente todos os dispositivos fabricados nos últimos dois anos em diante usam baterias de Lítio, mas você deve verificar a sua antes de usar essas dicas. Para saber se a sua bateria é dessa tecnologia, remova-a do equipamento e procure a inscrição “Li-ion” ou “Lithium” gravada nela. Se, ao invés disso, você encontrar “Ni-Cd” significa que sua bateria é de Níquel Cádmio. Se achar “Ni-MH”, é porque ela é de Níquel Hidreto Metálico. As dicas desse texto só valem para as baterias de lítio. Para as outras baterias o raciocínio é diferente.

3-Preciso esperar a bateria do meu celular/notebook descarregar completamente antes de recarregá-la?

Não. De fato, NUNCA faça isso. As baterias de lítio podem ser recarregadas a qualquer momento, mas deve-se evitar que elas fiquem com a carga muito baixa antes de serem recarregadas. Se a carga ficar muito baixa, próxima de zero, quando você recarregar a bateria ela perderá um ciclo de sua vida útil. Estima-se que uma bateria de lítio seja capaz de realizar cerca de 300 ciclos de carga. Se você recarregar a bateria quando ela estiver pela metade, esse ciclo não será “contado”, prolongando a vida útil da bateria. Portanto, não se preocupe, sempre que estiver próximo ao carregador, pode recarregar a sua bateria, mesmo que ela ainda esteja com 90% de carga.

 4-Só uso o meu notebook ligado direto na tomada, todos os dias. Devo remover e guardar a bateria?

De fato, se você NUNCA tirar o notebook da tomada, você até poderia guardar a bateria. Alguns fabricantes chegam até a sugerir esse procedimento, mas isso acarreta vários problemas, como por exemplo, acúmulo de poeira (e outras sujeiras) e umidade nos contatos da bateria, causando mau contato. Lembre-se, um dispositivo móvel foi feito para ser usado  fora da tomada. A bateria DEVE ser usada, isso prolonga a vida útil dela. Se você tem o costume de deixar o seu notebook várias horas por dia na tomada, você deve, a cada 30 dias, fazer um ciclo de recondicionamento nela. Isso significa que você deve deixar o equipamento funcionando só na bateria (fora da tomada) até que ele se desligue por total falta de carga. Logo em seguida faça a recarga. Você perderá um ciclo da vida útil de sua bateria, mas se você não
fizer esse procedimento ela se estragará ainda mais rápido. O ideal mesmo é você intercalar o uso do equipamento na bateria e na tomada, de forma que a bateria seja usada com alguma regularidade.

 5-Perdi o carregador de bateria do meu celular/notebook (ou ele estragou). Posso usar um carregador “genérico”?

NÃO. A duração das baterias de lítio é fortemente afetada por variações pequenas de tensão (voltagem) de carga e temperatura. Uma variação de apenas 0,15 Volts na carga pode diminuir a vida útil de sua bateria pela metade. Por isso, se o seu carregador estragou, não compre ou pegue emprestado um “parecido”. Substitua por outro IDÊNTICO (ORIGINAL). Isso é muito importante.  

6-Se eu comprar duas baterias para o meu celular/notebook, como devo usá-las para aumentar a sua vida útil?

Use-as alternadamente, mantendo uma sempre recarregada e a outra no aparelho. Não guarde uma bateria totalmente sem carga, pois isso vai diminuir muito a sua vida útil.

 7-Tem algum problema para a bateria se eu deixar o celular/notebook em locais com grande variação de temperatura?

O desempenho e vida útil das baterias é altamente dependente da temperatura. Baterias não “gostam” de extremos de temperatura, principalmente do calor. Evite deixar baterias em locais fechados e que alcacem altas temperaturas. O porta-luvas do seu carro, sob o sol num dia de verão pode ser altamente prejudicial para a sua bateria. O ideal é conservá-las num local arejado e em temperatura amena (entre 0ºC e 25ºC).  

8- Vou viajar e não vou levar o meu equipamento comigo (ou vou ficar muito tempo sem usar o meu equipamento). Como faço para proteger a bateria?

Se você for ficar um longo período sem utilizar o equipamento (mais de 30 dias), recarregue sua bateria até o limite de 40% e a retire do equipamento. O valor de 40% é o ideal para fins de armazenamento. Guarde-a em local arejado e protegido da luz direta do sol, umidade e altas temperaturas (a temperatura ideal para armazenamento é menor ou igual a 25ºC). Ah, sim,
mesmo que você vá ficar poucos dias sem utilizar o equipamento, nunca guarde-o totalmente sem carga. Isso vai arruinar a sua bateria.

9- Como saber se a minha bateria acabou a vida útil.

Se você seguiu as recomendações desse texto, mas a bateria só consegue manter o equipamento em funcionamento por alguns minutos, é sinal que você deve descartá-la. Mas antes de fazê-lo, você pode tentar um recondicionamento (veja a dica 4). Uns dois ou três ciclos de recondicionamento podem recuperar um pouco a bateria, caso esse seja o problema dela. Caso o recondicionamento não resolva, é o momento de trocá-la.

 10-A minha bateria “morreu”. Como descartá-la?

Uma bateria contém materiais que podem contaminar o meio-ambiente. Não tente desmontá-la ou queimá-la, pois ela pode explodir, machucando você e contaminando a natureza. Você não deve jogá-la no lixo comum. Procure postos de recolhimento de baterias usadas (lojas que vendem eletrônicos são obrigadas a recolherem as baterias velhas). O local onde você comprar a bateria nova é obrigado a recolher a velha e dar o destino correto para ela.

——————————————————-
Créditos pelas informações:
Serviço de Informática do CPqRR
Centro de Pesquisas Rene Rachou/CPqRR
A FIOCRUZ em Minas Gerais.
——————————————————–
About these ads

Sobre leosavassi

Médico de Família e Comunidade (AMB/SBMFC) Pediatra (MEC/HBH) Mestre e Doutorando em Educação em Saúde (Fiocruz) Docente da UFOP
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s